H360 assina termo de cooperação com UEMA e inaugura loja da marca Tereza em São Luís

H360 assina termo de cooperação com UEMA e inaugura loja da marca Tereza em São Luís

No dia 30 de maio, em São Luís do Maranhão, o Instituto Humanitas360 assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Agência UEMA de Inovação, Empreendedorismo e Relações Institucionais, a Marandu. Na ocasião, a presidente do H360, Patrícia Villela Marino, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales Sant’Ana, celebraram a parceria, que conjuga esforços da sociedade civil e da universidade pública por um futuro melhor e mais justo.

A assinatura marcou a inauguração da loja e oficina da marca Tereza, que ocupa uma sala na sede da Agência Marandu, no centro histórico da capital maranhense. O negócio social Tereza comercializa produtos artesanais confeccionados por mulheres presas, egressas do sistema prisional e vítimas de violência doméstica. São artigos como os produzidos na cooperativa social criada pelo Instituto Humanitas360 na Unidade Prisional Feminina do Complexo de Pedrinhas, em São Luís. Com o novo espaço, a atuação do H360 se amplia no Maranhão para contemplar mulheres que deixaram a prisão.

“A parceria documentada hoje representa um movimento. O movimento da união da sociedade civil organizada – seja no terceiro setor, seja na iniciativa privada – com a universidade pública, fazendo-nos assim elos fundamentais da democracia e do desenvolvimento humano e econômico, nesta ordem, além da promoção de paz e justiça”, disse Patrícia Villela Marino, presidente do H360, em discurso após a assinatura do termo.

Para Walter Canales Sant’Ana, “a inauguração deste novo espaço vai permitir que as pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penitenciário tenham chance de ter uma vida transformada, criando produtos que possam ser colocados à venda para gerar renda”.

Confira mais fotos da inauguração: