H360 e Somos Marias inauguram espaço de atendimento multidisciplinar para mulheres vítimas de violência doméstica em Peruíbe

H360 e Somos Marias inauguram espaço de atendimento multidisciplinar para mulheres vítimas de violência doméstica em Peruíbe

Na última sexta-feira (16), foi inaugurada em Peruíbe, no litoral de São Paulo, a Casa das Marias, local concebido para acolher, orientar e capacitar profissionalmente mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto é uma parceria do Instituto Humanitas360 com a Somos Marias, rede de atendimento criada pela juíza Danielle Grandinetti, da 2ª Vara de Peruíbe, para encaminhar os casos de violência contra a mulher no município. Grandinetti conheceu Patrícia Villela Marino, presidente do H360, quando ambas receberam o prêmio #Rompa, entregue em 2021 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a iniciativas de combate à violência contra mulheres. Agora, reúnem em um mesmo projeto os esforços do poder público e da sociedade civil para a promoção da cidadania.

A inauguração foi celebrada com uma cerimônia realizada no Fórum de Peruíbe, onde estiveram presentes, além de Grandinetti e de Higor Cauê, diretor do H360, autoridades como o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o secretário-executivo da pasta de Justiça e Cidadania do estado, Raul Christiano; o prefeito da cidade, Luiz Maurício; o juiz titular da 1ª Vara do município, Guilherme Pinho Ribeiro, e o promotor Orlando Brunetti, do Ministério Público do Estado de São Paulo, que apoia a iniciativa. Em seguida, os convidados seguiram para uma confraternização na Casa das Marias, denominada pelo Judiciário local como Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Peruíbe – Desembargador Antonio Carlos Malheiros, em homenagem ao magistrado morto em 2021.

O espaço será dotado de atendimento multidisciplinar, com orientação jurídica, assistência social e acompanhamento psicológico. Além disso, o espaço conta com uma oficina da marca Tereza, negócio social responsável pela capacitação das mulheres em técnicas têxteis e de artesanato, além de trabalhar o desenvolvimento de produtos e a sua posterior comercialização, promovendo geração de renda e empregabilidade.

Confira, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre a Casa das Marias, apresentada pela presidente do H360, Patrícia Villela Marino, pela juíza Daniella Grandinetti e pelo promotor Orlando Brunetti: