H360 participa da edição latino-americana do MIT COVID-19 Challenge

H360 participa da edição latino-americana do MIT COVID-19 Challenge

No fim de semana de 19 a 21 de junho, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) promoveu um hackathon para pensar em soluções para a pandemia na América Latina. Divididos em quatro temas gerais – ajuda aos sistemas de saúde; proteção dos mais vulneráveis; prevenção de desinformação e empoderamento da economia informal – os 1.500 participantes tiveram mentorias e apresentaram soluções como a verificação de uso de fundos para reativar a economia; promoção do e-commerce para pequenos empreendedores e apoio à população LGBTQ+ no combate à pandemia.

Para abrir a edição latino-americana do MIT COVID-19 Challenge, o economista venezuelano Roberto Rigobon e a presidente do Instituto Humanitas360 Patrícia Villela Marino fizeram conferências para motivar os participantes. Trataram de uma questão central: a pandemia se agrava em nossa região por conta das imensas desigualdades em países latino-americanos. No Brasil, como destacou Patrícia, a população negra e os menos escolarizados têm quatro vezes mais chances de morrer por Covid-19. Mas mais do que nos paralisarmos pelo tamanho do problema, a grande o grande avanço para tratá-lo deve ser feito por pessoas comuns, a partir dos recursos que dispõem. Colocar a mão na massa nos ajuda a retomar um senso de esperança para populações e comunidades que podem estar até desacreditadas. 

Nesse sentido, uma das atuações do H360 durante o evento foi de dar apoio e mentoria aos grupos que buscavam soluções para as populações mais vulneráveis. Janaína Reis, gerente de projetos do H360, ajudou grupos que buscavam desenvolver uma plataforma de saúde e soluções para deficientes visuais na pandemia. Conheça todos os vencedores nas 10 frentes de inovação do hackathon na página do MIT no Twitter – eles receberão suportes para aplicar na prática seus projetos e gerar impacto social. Parabéns a todos os participantes!

Assista a sessão de abertura do evento, em que Patrícia Villela Marino, presidente do H360, fez um dos discursos de abertura.