Humanitas360 inicia trabalho da Cooperativa Cuxá, na Unidade Prisional Feminina de São Luís

No início do mês de março, a equipe do Humanitas360 esteve em São Luís, no Maranhão, para coordenar esforços para a abertura da Cooperativa Social Cuxá na Unidade Prisional Feminina de São Luís (UPFEM), iniciativa em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Governo do Maranhão. Com as obras prontas no local em que irá funcionar a cooperativa, fomos visitar as mulheres que participam do projeto, levar os primeiros materiais de trabalho e mobilizar a comunidade local: diversos parceiros, dos setores público e privado, estão conosco nessa jornada. 

Uma semana depois, por conta da epidemia do coronavírus e o risco de contágio de uma população extremamente vulnerável como a prisional, tivemos que interromper temporariamente o nosso trabalho dentro da unidade. Seguimos, de nossas casas, mobilizando designers, comunicadores e empresárias para que participem conosco, criando modelos das futuras peças e articulando uma rede de apoio. Também tivemos que adiar o evento de abertura da cooperativa que aconteceria no dia 26 de março com a presença da cantora Alcione, madrinha do projeto, do governador Flávio Dino, do Conselho Nacional de Justiça e membros de diversos setores dos poderes Executivo e Judiciário do estado. Uma nova data será marcada quando for seguro o acesso à penitenciária. 

Elaine, cooperada de 33 anos, lembra: “Tem pessoas de talento que merecem uma oportunidade quando saírem daqui, para poderem recomeçar. As coisas que produziremos vão ser reconhecidas pelo mundo inteiro, e isso para nós é muito gratificante”. Veja como foi a semana de trabalho e o encontro com as nossas cooperadas da UPFEM: 

https://www.youtube.com/watch?v=DjkawIum6Vc