Nota de pesar da presidente do H360 pelo falecimento de José Gregori

Nota de pesar da presidente do H360 pelo falecimento de José Gregori

Em nome do Instituto Humanitas360, manifesto o meu profundo pesar pelo falecimento de José Gregori, um dos homens mais inspiradores que já tive a oportunidade de conhecer, e presto sincera solidariedade aos familiares e amigos neste momento de luto.

Ex-ministro da Justiça, José Gregori foi um incansável defensor do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos. Admirável, seu compromisso público recua até sua atuação na Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, que durante o regime militar estendeu a mão a familiares de presos políticos, e chega ao papel institucional desempenhado, por exemplo, na Secretaria Especial de Direitos Humanos – órgão criado no governo Fernando Henrique Cardoso que está na origem do atual Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Homem generoso, José Gregori não hesitava em compartilhar o conhecimento que acumulara, sempre disposto a arregimentar mais e mais pessoas para as causas que abraçava. Sou grata pelos diversos momentos em que me orientou pessoalmente em minha jornada de ativismo e filantropia. Lembro também as oportunidades em que aceitou o convite do Instituto Humanitas360 para estar conosco em atividades de formação e debate.

“Sem dúvida nenhuma, o problema prisional é uma das demonstrações – enquanto ele é tão maltratado e tão trágico como no Brasil – de baixa consideração para com os direitos humanos e a própria civilização”, Gregori nos disse em uma dessas ocasiões, no workshop “Pena, Prisão e Reinserção”, realizado pelo H360 em 2017. O compromisso para trabalhar pela solução deste problema é um dos legados deixados por José Gregori para nós.

Querido ministro, sentirei muita falta de sua compaixão, conhecimento técnico e charme. Espero reencontrar-lhe na eternidade.

– Patrícia Villela Marino