“Para ser filantropo, basta querer investir qualquer tipo de capital que tenhamos”, defende Patrícia Villela Marino em evento sobre filantropia

“Para ser filantropo, basta querer investir qualquer tipo de capital que tenhamos”, defende Patrícia Villela Marino em evento sobre filantropia

A presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino, participou nesta segunda-feira (25) do evento Legado, promovido pelo Movimento Bem Maior no Teatro Santander, em São Paulo. O encontro, que teve participações de Djamila Ribeiro, Preto Zezé, Elie Horn, Luciano Huck, entre diversos outros, teve como objetivo divulgar histórias e aprofundar conversas sobre a filantropia e como ela pode ajudar o país.

Além disso, empreendedores sociais compartilharam casos de sucesso. Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, lembrou: “Metade dos pequenos negócios no Brasil pertencem a mulheres. (…) Outro dia ouvi de uma pessoa: ‘Me mostra uns negócios inovadores de mulheres, quero só coisas ligadas a tecnologia.’ E aí falei para ele: ‘Você não acha uma inovação uma mulher, dentro de casa, sustentar a família fazendo bolo no pote?'”

Em sua fala, Patrícia Villela Marino destacou a importância de nos sentirmos incomodados para fazer filantropia, e que ela não está apenas ligada ao capital financeiro, mas sim a outros muito mais escassos, como o tempo e o prestígio. “Eu gosto muito de desmitificar o que é a filantropia, porque existe um contorno, como se a gente passasse por um processo metafísico. Não é nada disso. É você se despir da qualidade de príncipe ou princesa pra ser gente que sofre com gente, gente que decide experimentar o que é a dor do outro”.

Veja a seguir um trecho que mostra a participação da presidente do H360 no evento. Para assistir a todas as falas, acesse este link.