Patrícia Villela Marino participa de debate no Philanthropy Innovation Summit da Universidade de Stanford, nos EUA

Patrícia Villela Marino participa de debate no Philanthropy Innovation Summit da Universidade de Stanford, nos EUA

A presidente do Instituto Humanitas360 (H360), Patrícia Villela Marino, foi uma das palestrantes convidadas para o Philanthropy Innovation Summit da Universidade de Stanford, no último mês de setembro. O evento reuniu, em seus painéis de discussão, personalidades como Laurene Powell Jobs (viúva de Steve Jobs, da Apple, e presidente da ONG Emerson Collective), o governador da Califórnia Gavin Newsom, Laura Arrillaga-Andreessen (que junto com Marc Andreessen, desenvolvedor do Netscape e do Mozzila, criou a Fundação Marc & Laura Andreessen), e o criador do Airbnb, Brian Chesky.

O Philanthropy Innovation Summit é um evento bienal que reúne alguns dos maiores filantropos individuais e fundações familiares do mundo, para discutir suas estratégias de doação com o objetivo de maximizar o impacto social. É organizado pelo Centro de Filantropia e Inovação Social da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA). Durante um dia, cerca de 200 doadores participam de painéis de discussão, entrevistas e conversas privadas em salões de filantropia temáticos. O evento é aberto apenas a filantropos convidados, e que tenham capacidade de fornecer um suporte financeiro anual mínimo da ordem de seis dígitos (acima de US$ 100.000) para os temas de seu interesse.

A presidente do H360 fez parte do painel intitulado “Empreendedorismo Social: Apostando em Pessoas ao Financiar Liderança”. Nele, Patrícia dividiu a mesa com Carter McClelland (presidente e fundador do banco de investimentos Union Square Advisors de São Francisco, focado no setor de tecnologia) e Jim Bildner (presidente da Draper Richards Kaplan Foundation, que investe em organizações sociais que trabalham para resolver problemas complexos como pobreza sistêmica, insegurança alimentar e falta de serviços de saúde e moradia). A moderação ficou a cargo de Kathleen Kelly Janus, assessor sênior em inovação social do governador californiano Gavin Newsom.

Em sua fala, além de destacar alguns projetos do H360 e apresentar o trabalho desenvolvido pelo CIVI-CO no fomento ao empreeendedorismo cívico-social, Patrícia falou sobre sua visão da “grass roots philanthropy”. Essa “filantropia de base”, praticada e promovida por ela através do H360, defende o envolvimento direto do doador, com aprendizado por experiências concretas. O engajamento profissional ou o trabalho voluntário do doador são, nessa visão, as melhores maneiras de maximizar o impacto social. Assim, ela pretende guiar o doador de volta à raiz etimológica da palavra filantropia, que é o “amor à humanidade”. Conceito que vem se perdendo ao longo do tempo, a ponto de a filantropia ser atualmente associada exclusivamente à doação monetária e ao assistencialismo.