Patrícia Villela Marino, presidente do Humanitas360, fala sobre modelo de empreendedorismo atrás e além das grades no Festival BlastU

O Instituto Humanitas360 participou do festival de criatividade e inovação BlastU, que reuniu startups, organizações sociais e grandes empresas nos dias 13 e 14 de agosto, no Pavilhão da Bienal de São Paulo. Para falar sobre o modelo pioneiro de empreendedorismo atrás e além das grades, a presidente do H360, Patrícia Villela Marino, respondeu às perguntas da advogada Carolina Mellone Etlin e apresentou ao público o trailer do documentário “Tecendo a Liberdade”, que aborda os desafios do sistema prisional sob o ponto de vista feminino e aponta novos caminhos para a política de segurança pública.

No painel, Patrícia e Carolina mostraram que, ao contrário do que diz o senso comum, o encarceramento em massa na realidade aumenta a violência nas ruas, já que o crime organizado cresce na mesma medida em que aumenta a população carcerária. Hoje, o Brasil possui mais de 725 mil pessoas presas, ficando atrás apenas da China (1,6 milhão) e dos EUA (2,1 milhão). Em relação às mulheres, temos uma das maiores populações carcerárias femininas do mundo, acumulando um aumento de 567% entre 2000 e 2016, segundo dados do Infopen 2016. Se considerados dados atualizados até 2018, o aumento se aproxima de 700%. E, como observou Carolina: “66% das mulheres presas são rés primárias.”

Durante a conversa, Patrícia ressaltou a importância de se promover o engajamento cívico-social para mudar essa realidade. Conscientizar e mobilizar tanto a sociedade, quanto a população carcerária tem sido prioridade na atuação do Instituto Humanitas360: “Nós estamos promovendo o empreendedorismo dentro da cadeia não só para gerar trabalho e vencer o ócio lá dentro, mas também para engaja-los como cidadãos ativos, para que os presos tenham condições de aproveitar a oportunidade e reconstruir sua trajetória. Só assim vamos construir um mundo menos violento e desigual.”

A programação do festival incluiu palestras, painéis, workshops e mentoria com líderes de inovação, tecnologia, impacto social e criatividade. Paulo Veras, co-fundador da 99 taxis, Thomaz Srougi, fundador e CEO do Dr. Consulta, e Alex Seibel, fundador da Positiv.a, foram alguns dos participantes. O Civi-Co, espaço de trabalho que sedia o H360 e outras dezenas de empreendedores cívico-sociais, montou um stand incluindo uma exibição dos produtos Tereza, marca da cooperativa de detentas e ex-detentas da Penitenciária Feminina II de Tremembé.

Saiba mais