Presidente do H360 discute política de drogas no “Roda Viva” da TV Cultura
No dia 18 de setembro, o Roda Viva da TV Cultura foi palco de um debate aprofundado sobre as causas e os efeitos da guerra às drogas, como o encarceramento em massa, e as suas possíveis saídas. Convidada do programa, a presidente do Instituto Humanitas360 e conselheira do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (IPSEC), Patrícia Villela Marino, defendeu a revisão da atual Lei de Drogas no Brasil e enfatizou o potencial da Cannabis e do cânhamo industrial para a saúde, o meio ambiente e a economia do país.
Perguntada como sobre como a sociedade brasileira pode superar a política de drogas baseada em repressão e proibicionismo, Patrícia Villela Marino responde: “Nós saímos dessa guerra quando passamos a fabricar no Brasil as tecnologias sociais para superá-la, quando passamos a fabricar os medicamentos para sair dela, quando passamos a produzir ciência que comprova que não vale a pena continuar nela. Hoje, acreditar que o Brasil não tem condições de fazer monitoramento ou ter rastreabilidade de plantio é dizer que nós não somos soberanos o suficiente. Nós temos tecnologia e podemos produzir mais para nuncar mais entrar nessa guerra e para dar exemplo para o mundo de que não vale a guerra, muito menos a guerra contra as drogas.”
Durante a entrevista, a presidente do H360 também lembrou projetos criados pelo Instituto no sistema prisional brasileiro, como as cooperativas sociais de mulheres encarceradas e o atendimento multidisciplinar oferecido a elas, que inclui capacitação profissional, orientação jurídica, acompanhamento psicológico e assistência social. Lembrou ainda a marca Tereza, hoje um negócio social independente que ajuda a mudar a vida de presas, egressas e vítimas de violência doméstica.
Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva teve na bancada a presença dos jornalistas Denis Russo Burgierman, Fernanda Mena, Lia Rizzo, Natacha Cortez e Pedro Borges, além do cartunista Luciano Veronezi.
Assista à íntegra do programa no vídeo abaixo: