Mapeamento de Redes Criminais

Mapeamento de Redes Criminais

O que é

Plataforma acessível pela internet que permite visualizar, em interface 3D, as redes criminais mapeadas pela operação Lava Jato em diversos países latino-americanos. Desenvolvida pela Fundação Vortex em parceria com o H360, combina banco de dados alimentado com detalhes dos processos judiciais e ferramenta de visualização de dados. Permite isolar cada pessoa ou instituição envolvida, vendo suas conexões e transações financeiras, tráfico de influências e favorecimentos ilícitos.

Objetivos

Oferecida pelo Instituto Humanitas360 e Fundação Vortex como ferramenta de investigação para promotores públicos e jornalistas de vários países latinoamericanos, permite perceber conexões criminais até então insuspeitas e abrir novas linhas de investigação, graças à inovadora interface de visualização de dados. Muda paradigmas no conceito e combate às organizações criminosas, revelando como elas não são entes separados na sociedade, mas estruturas que se mesclam simbioticamente em governos, empresas e instituições públicas e privadas.

Eduardo Salcedo entrega exemplar do seu livro (veja link mais abaixo) para o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso

Eduardo Salcedo e Patrícia Villela apresentam resultados do projeto aos conselheiros do H360

Saiba mais

The “Lava Jato” Network: Corruption and Money Laundering in Brazil” (paper dos pesquisadores da Fundação Vortex analisando os resultados do projeto)

Macro-Corruption and Institutional Co-optation: The Lava Jato Criminal Network” (link para compra na Amazon do livro de Eduardo Salcedo escrito a partir do projeto desenvolvido em conjunto pela Fundação Vortex e H360)

Lava Jato Colombia” (link para download do estudo de Eduardo Salcedo-Albarán e Luis Jorge Garay-Salamanca sobre a estrutura da investigação da Lava Jato na Colômbia, com apoio da Fundação Vortex e Proética)

Links

Plataforma mapeia as ligações entre investigados na operação Lava Jato” (artigo sobre o projeto no jornal Folha de S. Paulo)