Ações do Instituto Humanitas360 na ajuda ao combate à pandemia no Maranhão

Ações do Instituto Humanitas360 na ajuda ao combate à pandemia no Maranhão

O Instituto Humanitas360 tem atuado em diversas frentes para ajudar a amenizar os efeitos da pandemia no Maranhão, estado onde implementamos a Cooperativa Cuxá. Doamos 2 mil litros de água sanitária para as unidades prisionais do estado e material para a produção de 88 mil máscaras de proteção, que se soma a um esforço para a confecção de mais de 1 milhão de máscaras no sistema prisional. Cedemos o espaço da Cooperativa Cuxá para a produção dessas máscaras e também intermediamos a doação de 10 mil metros de tecidos do grupo Alpargatas para a Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão – com este material, pessoas presas farão jalecos e vestimentas para profissionais de saúde.

Este trabalho envolve algumas das mulheres da Cuxá e outras internas da Unidade Prisional Feminina de São Luís (UPFEM), num esforço de responsabilização social que busca o reencontro da população maranhense com as pessoas presas. “Durante a pandemia estou fazendo máscaras, costurando para ajudar outras pessoas. Vejo que sou importante e colaboro com quem está lá fora lutando contra esse vírus”, afirma Keitiane Mesquita, uma das nossas cooperadas envolvidas no projeto. “Aqui estou mais um dia trabalhando para fazer um bem”. Parte do material produzido está sendo distribuído com a etiqueta Tereza, contando a história de vida destas mulheres.

Além disso, cedemos 55 notebooks que já estão sendo utilizados em todo o sistema prisional maranhense para a realização de visitas sociais virtuais em meio à suspensão de visitas presenciais nos presídios por conta da pandemia. Saiba mais sobre o projeto aqui. Aproveitamos também para agradecer os parceiros e parceiras da sociedade civil e do poder público que têm nos ajudado na consolidação da Cooperativa Cuxá. Muito obrigada!