Cooperadas da Cuxá participam de curso de teatro nos preparativos para “Marrom, o Musical”

As mulheres da Cuxá, nossa cooperativa na Unidade Penitenciária Feminina do Maranhão, participaram em fevereiro de um curso de teatro ministrado dentro do presídio. O projeto faz parte de um circuito ainda mais amplo: serão elas que produzirão parte do figurino para Marrom, o Musical, espetáculo em homenagem à grande artista Alcione, escrito e dirigido por Miguel Falabella e idealizado e produzido por Jô Santana. Os dois também estiveram em São Luís para uma oficina no Teatro Arthur de Azevedo, onde estão sendo selecionados e treinados alguns dos atores que participarão do musical. A sambista maranhense também é madrinha da nossa cooperativa. 

Além do aprendizado sobre a própria produção de um espetáculo, as cooperadas da Cuxá serão remuneradas pela produção dos figurinos. “Mais importante que isso, no entanto, é o sentimento de pertencimento à sociedade. Isso mexe com toda a estrutura do ser humano e do sistema, que precisa ser cada vez mais remodelado para a reintegração social”, lembra Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas360, que idealizou e apoia a Cuxá.  

Marrom, o Musical tem tido uma etapa de desenvolvimento e pesquisa no Maranhão por conta das origens da sambista, natural de São Luís. Ao menos quatro atores do espetáculo, que serão selecionados em oficinas, devem ser nascidos no estado. O espetáculo tem previsão de estreia para agosto deste ano, em São Paulo, e deve passar ainda por outros cinco estados. O projeto comemora os 50 anos de carreira de Alcione, que deve ganhar também uma exposição no Itaú Cultural ainda este ano.