Flávia Maria da Silva, seja bem-vinda!

Flávia Maria da Silva, seja bem-vinda!

O ecossistema de cooperativas sociais de mulheres presas e vítimas de violência doméstica, criado pelo Instituto Humanitas360 e materializado na marca Tereza, passou por muitas transformações desde sua criação, há 5 anos. Em todas essas fases, Flávia Maria da Silva desempenhou papel fundamental. A sua inclinação para a liderança foi sentida desde a instalação, em 2018, da primeira cooperativa criada pelo H360, na Penitenciária Feminina II de Tremembé, no interior paulista. Lá, ela aprendeu a costurar, bordar, crochetar e, eventualmente, a presidir uma cooperativa e ajudar a transformar vidas. Agora, Flávia está livre. Com ela como embaixadora, o ecossistema Tereza ganha novo impulso.

Por estas razões, foi grande a emoção vivida pela equipe Humanitas360 no dia 7 de fevereiro, quando Flávia deixou o Centro de Progressão Penitenciária Feminino de São Miguel Paulista, onde cumpria regime semiaberto depois de quase 10 anos de regime fechado em Tremembé. No retorno de São Miguel, Flávia passou ainda no espaço CIVI-CO, onde confraternizou com o restante da equipe.

Neste momento de reintegração, repleto de esperanças e de desafios, ela recebe apoio do H360 na forma de orientação jurídica — sobre os direitos e deveres na progressão de pena em regime aberto — e de suporte psicossocial, com foco no fortalecimento de vínculos comunitário e familiar. O ciclo da ressocialização é fortalecido ainda pela continuidade dos estudos na Universidade Zumbi dos Palmares, onde desde o ano passado é graduanda em Direito, e pelo trabalho com as cooperativas, agora com maior liberdade.

“O caso da Flávia é um exemplo de quando a sociedade civil organizada participa do processo de reintegração social para além do próprio Estado”, diz Higor Cauê, diretor do H360. “O fortalecimento dos vínculos e o rompimento dos paradigmas sociais impostos pelo sistema de justiça criminal diminui a reincidência criminal e aumenta a realidade de emancipação do cidadão ou da cidadã reintegrada.”

Neste 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, temos o prazer de compartilhar o depoimento em vídeo que Flávia Maria da Silva gravou conosco, contando a sua trajetória. Assista abaixo:

Flávia Maria da Silva, seja muito bem-vinda!