H360 e PDR Fundo Filantrópico conquistam prêmio internacional Catalyst 2030

H360 e PDR Fundo Filantrópico conquistam prêmio internacional Catalyst 2030

Em cerimônia realizada no dia 8 de novembro, em Londres, o prêmio Catalyst 2030 anunciou o Instituto Humanitas360 e o PDR Fundo Filantrópico, como vencedores na categoria Doadores – Líder em Aprendizado. A premiação internacional, que em 2023 chegou à sua 3ª edição, celebra organizações que mobilizaram capital para apoiar projetos e iniciativas dedicadas a causar mudanças sistêmicas na sociedade.

Há quase 10 anos, o Instituto Humanitas360 trabalha para reduzir a violência na América Latina e promover a cidadania de populações vulneráveis, em especial as pessoas privadas de liberdade. O H360 é mantido pelo PDR Fundo Filantrópico, criado pela presidente do instituto, Patrícia Villela Marino, com o marido Ricardo e o filho Daniel para dar perenidade a este trabalho de filantropia estratégica e investimentos de impacto.

“O Instituto Humanitas360 tem demonstrado um grande compromisso em abordar os problemas numa perspectiva 360º. O seu apetite pelo risco é enorme e isso é necessário para mudanças sistêmicas reais”, diz o anúncio do Catalyst 2030. “O PDR Fundo Filantrópico”, continua o comunicado, “promove causas de interesse público em benefício da sociedade através da gestão de dotações e da atribuição de recursos às instituições apoiadas. O Fundo faz investimentos iniciais em negócios sociais com grande potencial de impacto positivo na sociedade.”

Lançado em 2020 no Fórum Econômico Mundial de Davos por um grupo de organizações e empreendedores sociais, o Catalyst 2030 é um movimento global de pessoas e instituições comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Além de entidades filantrópicas, o Catalyst 2030 Awards também celebra iniciativas governamentais (globais e regionais), bi ou multilaterais e empresariais.

Confira, no vídeo a seguir, o discurso enviado por Patrícia Villela Marino, presidente do H360 e criadora do PDR, para a cerimônia da premiação. O agradecimento foi gravado durante as atividades do instituto na cooperativa instalada na Unidade Prisional Feminina de São Luís, no Maranhão.