Leia a nota do H360 sobre indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal

Leia a nota do H360 sobre indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal

O Instituto Humanitas360 parabeniza o ministro Flávio Dino pela indicação ao Supremo Tribunal Federal, formalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de novembro. Hoje titular da pasta de Justiça e Segurança Pública, Dino teve papel de destaque na história das cooperativas sociais criadas pelo H360 no sistema prisional brasileiro.

Em 2019, quando era governador do Maranhão, Flávio Dino assinou o termo de cooperação que uniu nosso Instituto ao Governo do Estado e ao Tribunal de Justiça maranhenses e ao Conselho Nacional de Justiça na missão de instalar a Cooperativa Social Cuxá na Unidade Prisional Feminina de São Luís. Desde então, as ações do Instituto ajudam a transformar vidas dentro e fora do Complexo de Pedrinhas, oferecendo atendimento multidisciplinar e capacitação profissional a mulheres presas e egressas no estado. Esta ampliação tem como símbolo a recém-inaugurada loja e oficina do negócio social Tereza, em São Luís.

“Toda esta trama de restauração do tecido social a partir do Maranhão e a partir de Pedrinhas só foi possível graças ao apoio de Flávio Dino”, diz Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas360. “A sua indicação ao Supremo Tribunal Federal nos dá a esperança de ver os valores atrelados a este projeto – a fé na reintegração social, o respeito aos direitos humanos e a promoção da cidadania – refletidos na mais alta corte do país.”

A amizade cívica entre Flávio Dino e Patrícia Villela Marino continuou depois de sua chegada ao Governo Federal. Neste ano, a presidente do H360 foi convidada por Dino a integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça. Além disso, no âmbito do Conselhão da Presidência da República, colaboraram nos trabalhos preparatórios para a instalação do Grupo de Trabalho sobre “Política Nacional de Substâncias Psicoativas: Promoção da Saúde, Estímulo à Atividade Econômica e Melhoria da Segurança Pública”.