Humanitas360 fomenta cooperativa de detentos para produção de alimentos orgânicos

Humanitas360 fomenta cooperativa de detentos para produção de alimentos orgânicos

Depois das oficinas de artesanato para as cooperadas da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, o Instituto Humanitas360 inicia os esforços para criar uma segunda cooperativa na região, agora com os detentos da Penitenciária Masculina 2. A horta de 1,2 mil m2, que já existe nesta unidade, vai crescer em tamanho e qualidade, para produzir alimentos orgânicos certificados.

Além de abastecer outras unidades prisionais da região, a cooperativa também vai produzir chás, especiarias e conservas para venda em entrepostos orgânicos de vários pontos do país. Os consultores Mauro Spalding e João Padula, com sólida experiência em agricultura familiar orgânica e cooperativismo, foram contratados pelo H360 para apoiar a iniciativa.

Os técnicos estão encomendando análises de solo e das fontes de água potável do local, e identificando os recursos existentes. O mais importante nesta fase, entretanto, é conhecer melhor os presos que já trabalham nessa horta, desenvolvendo laços de confiança e espírito de equipe, essenciais para formar a cultura de cooperativismo.

Os próximos passos serão as fases de planejamento, desenvolvimento do modelo de negócio e capacitação dos detentos. Paralelamente à produção de vegetais orgânicos in natura, a criação de uma linha de produtos certificados em conserva tem o objetivo de permitir que a cooperativa alcance outros mercados, para maximizar a remuneração dos cooperados e tornar o negócio viável.