Conselho do Ministério da Justiça aprova recomendação de câmera corporal para agentes de segurança

Conselho do Ministério da Justiça aprova recomendação de câmera corporal para agentes de segurança

Em 19 de janeiro, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou a recomendação para que agentes de segurança pública e privada utilizem câmeras corporais em seus uniformes.

Segundo o documento, que estabelece padrões a serem observados no uso dos equipamentos de gravação ambiental, a recomendação é válida para policiais militares, policiais civis, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e agentes de vigilância privada. Presidido pelo juiz Douglas de Melo Martins, o CNPCP conta com 13 membros titulares, entre eles a presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino.

“A diretriz, que traz recomendações como a gravação e o armazenamento de imagens captadas a partir das fardas policiais, é fundamental para a transparência da segurança pública brasileira”, diz a presidente do H360. “Este é, também, um importante legado que o ministro e amigo Flávio Dino deixa de seu trabalho junto à pasta da Justiça.”

Em entrevista ao jornal O Globo, Douglas de Melo Martins comentou a decisão: “O Conselho deliberou que ao invés de aprovar uma resolução, que teria um caráter mais impositivo, estabeleceria uma recomendação que aponta um horizonte que é mais desejável. Levamos em conta aquilo que é desejável, com a tecnologia existente, o custo dela, e as condições, que eventualmente podem ser ou não alcançadas. Então o que temos a apresentar com essa recomendação é um horizonte a ser alcançado.”

Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, policiais de ao menos 25 países utilizam câmeras corporais que registram suas ações em serviço. Na Europa, a prática existe há quase 20 anos. No Brasil, no entanto, somente oito estados adotam as câmeras atualmente, em alguns casos sob críticas ou ameaças de descontinuidade da política. A recomendação do CNPCP permite uma discussão em escala nacional para o tema.